O que é síndrome do manguito rotador?

Postado por Dr. Marcelo Cruz em 27/04/2023

A síndrome do manguito rotador é uma das principais causas de dor no ombro. Essa condição afeta o conjunto de músculos e tendões que cobrem a parte superior do osso do braço, mantendo-o no lugar na cavidade do ombro.

Os sintomas da síndrome do manguito rotador podem incluir dor no ombro, fraqueza no braço e dificuldade em realizar movimentos simples, como levantar o braço ou pentear o cabelo. A síndrome é mais comum em pessoas acima de 40 anos, mas também pode afetar atletas e pessoas que realizam atividades físicas repetitivas, como nadadores e carpinteiros.

O diagnóstico da síndrome do manguito rotador é geralmente feito por um médico ortopedista por meio de exames físicos e de imagem, como radiografias e ressonância magnética. O tratamento pode envolver fisioterapia, medicamentos para alívio da dor e, em casos mais graves, cirurgia.

Para prevenir a síndrome do manguito rotador, é importante evitar atividades que causem sobrecarga no ombro, manter uma boa postura, realizar exercícios de fortalecimento do ombro e buscar ajuda médica ao primeiro sinal de dor ou desconforto na região.

Se você está sofrendo de dor no ombro, pode ser a síndrome do manguito rotador. Não deixe de buscar ajuda médica e tratamento adequado para prevenir complicações e garantir uma vida saudável e ativa.