O que é geno valgo e geno varo?

Postado por Dr. Marcelo Cruz em 20/06/2022

A maioria das pessoas têm os joelhos alinhados, sem uma angulação para dentro ou para fora. Porém quando há um desalinhamento, temos os casos de geno valgo ou varo. Nos joelhos, a mudança da angulação é medida pelo posicionamento entre o fêmur em relação à tíbia.

Geno vero

Geno varo ou joelho varo é uma condição em que os joelhos se mantém afastados, mesmo quando a pessoa consegue encostrar um joelho no outro. Acontece quando os ossos tíbia e fêmur não estão corretamente alinhados, dando a forma diferente à linha da perna.

Geno valgo

O geno valgo ou joelho valgo é uma situação em que os joelhos estão desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro. Neste tipo de alinhamento, os joelhos estão mais próximos um do outro e os pés mais afastados.

Causas comuns entre o geno varo e valgo

Podem ter causas congênitas ou adquiridas. Quando possui causa adquirida, podem ser consequências de:

• Desgaste do joelho (artrose)
  • trauma, como fraturas ou lesões ligamentares.
  • Doenças da infância

Tratamento

O tratamento deve ser orientado pelo ortopedista, de acordo com o grau de alteração e idade da pessoa.

A maior parte dos casos não precisa de correção, mas ainda são necessárias orientações de condicionamento físico com intuito de prevenção de lesões.

No caso patológico, o tratamento depende do desalinhamento, causa e lesões associadas.

É importante que o ortopedista seja consultado para que seja feita uma avaliação e possam ser identificadas as causas, pois assim é possível iniciar o tratamento mais adequado e prevenir as possíveis complicações do joelho valgo ou varo, como maior risco de artrose, luxação, dor lombar e dificuldade para andar, por exemplo.

Se você sofre com esta patologia podemos ajudá-lo.