Existe tratamento para joanete?

Postado por Dr. Marcelo Cruz em 13/04/2022

Um dos problemas mais comuns dos pés, com aproximadamente 2 milhões de casos por ano no Brasil: Hálux Valgo ou comumente conhecido como joanete.

O joanete aparece porque houve um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés e não porque uma nova estrutura óssea tenha crescido. Isso causa uma proeminência na região interna dos pés, que sofre um atrito constante com os calçados, levando à inflamação e dor local.

O diagnóstico leva em conta os sintomas e a avaliação clínica das estruturas ósseas do pé comprometidas pelo joanete. Procure um ortopedista, caso seus pés estejam doloridos ou se notar alguma alteração no seu formato e aparência.
Não existe um tratamento padrão para todos os casos de joanete (hálux valgo). O médico avalia as condições de cada paciente antes de propor um tratamento. Exames de raios X costumam ser úteis para determinar a gravidade da lesão e orientar a escolha do tratamento.

Caso seja diagnosticado logo no início, é possível prevenir a sua evolução através da troca de sapatos, ou seja, evitar o uso de sapatos com bicos finos, muito apertados e saltos altos.

Mas quando o joanete é grave ou causa uma deformidade relevante, geralmente é tratado com cirurgia. Atualmente existem técnicas cirúrgicas diversas para este problema. Uma delas, que utilizamos, é a técnica percutânea, que permite que o procedimento seja realizado através de pequenos orifícios por onde são introduzidos os instrumentos para corrigir a deformidade e a recuperação é bem mais rápida.

Procure um ortopedista caso seus pés estejam doloridos ou se notar alguma alteração no seu formato e aparência.