(16) 99173-3875

Dr. Marcelo Cruz Ortopedia e Traumatologia

Entorse no tornozelo – O que fazer?

Postado por Dr. Marcelo Cruz em 19/09/2022

A entorse do tornozelo é uma das lesões ortopédicas mais comuns. Quem já
sofreu sabe como dói, incomoda e atrapalha o desenvolvimento das atividades do dia a
dia

As articulações são protegidas por ligamentos que impedem o movimento além da fisiologia, o que, quando ocorre, causa leve distorção quando as proteínas que compõem as fibras dos ligamentos são rompidas; moderada se houver ruptura parcial dessas fibras e grave se houver ruptura completa dos ligamentos.

O que fazer ao sofrer uma entorse?

Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora e aumentar o intervalo entre as compressas para 3 horas. Certifique-se de envolver o gelo em um pano para não queimar a pele. Preserve os pés elevados e consulte seu médico para que haja a avaliação da gravidade de sua lesão.

O médico pode determinar se a articulação do tornozelo precisa ser imobilizada. O tratamento cirúrgico é indicado apenas em casos muito graves e em atletas de alto nível. Em geral, apenas a suspensão das atividades e o uso de medicamentos, segundo julgamento médico, já resolvem o problema.

Para voltar às atividades físicas é preciso que seu médico autorize ou que você tenha recuperado todos os movimentos do tornozelo, para todos os lados. É importante que o tornozelo não apresente mais dor nem inchaço após os exercícios. Não force a região se a força e o equilíbrio não estiverem restabelecidos.

Dr. Marcelo Cruz é Ortopedista e traumatologista.
Membro ABTPé e SBOP.
CRM 90427
RQE 125635
TEOT- 7816
Desenvolvido por Pictore Agência Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram