Você sabe o que é osteocondrose?

Postado por Dr. Marcelo Cruz em 13/04/2022

Osteocondroses são distúrbios que afetam o crescimento ósseo, especialmente em crianças e adolescentes. Ocorrem durante o período de maior atividade de desenvolvimento. Diferem-se quanto à distribuição anatômica, curso e prognóstico, tipicamente causam dor e têm importantes implicações ortopédicas. Embora certas doenças desse grupo possam afetar adultos mais velhos, é mais comum que afetem crianças e adolescentes cujos ossos ainda estão crescendo, em processo de osteogênese.

O diagnóstico é realizado através do histórico médico detalhado do paciente. Em seguida, deve-se realizar um exame físico com a ajuda dos métodos de imagens, como radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Muitas vezes, a síndrome passa despercebida e os danos duradouros são muito poucos, se o tratamento for bem feito. No entanto, se a cura for parcial ou incompleta o prognóstico é ruim e a doença se torna uma fonte de dor e incapacidade crônica.

Em breve trarei mais conteúdos sobre este tema.