O que é?
A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma faixa espessa de tecido fibroso que se estende desde o osso do calcanhar até os dedos dos pés. A fascite plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar, afetando até 7% da população. Seu pico de incidência ocorre entre as idades de 40 e 60 anos e atinge igualmente mulheres e homens. A fascite plantar é unilateral na maioria dos casos, acometendo tanto o calcanhar esquerdo como o direito. A fascite plantar bilateral, que afeta os dois pés ao mesmo tempo, ocorre com menos frequência, ocorrendo em cerca de um terço dos casos.
Causas
A fáscia plantar ajuda a manter a curva do pé firme, amortecendo e distribuindo os impactos. A causa exata da fascite plantar é desconhecida, mas, na maioria dos casos, a dor intensa característica dessa doença é causada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou por microtraumas repetidos nessa estrutura.
Sintomas
O principal sintoma é a dor no calcanhar, muitas vezes descrito como "pontada". A dor geralmente tem início ao sair da cama de manhã e tende a aliviar após dar os primeiros passos e se agrava com o repouso prolongado.
O diagnóstico de fascite plantar é feito pelo médico ortopedista com base na história clínica e recorrendo, em alguns casos, a alguns exames ou meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica
Em relação à duração dos sintomas, é importante destacar que ignorar a fascite plantar na fase aguda pode levar à dor crônica.