(16) 99173-3875

Dr. Marcelo Cruz Ortopedia e Traumatologia

Quando é preciso tratar o pé plano?

Postado por Dr. Marcelo Cruz em 11/11/2022

Tem problemas ortopédicos que podem prejudicar diretamente a mobilidade de uma pessoa. Também conhecido como pé chato, o pé plano é um excelente exemplo. Caracteriza-se por uma diminuição do arco plantar. Assim, quando a pessoa está com o pé na superfície, a sola do pé está em contato total com o solo.

Quando a criança é muito pequena, ainda bebê, a sola do pé é reta, sem a curvatura que a impede que o pé encoste todo no chão. Essa curva, chamada de arco plantar, desenvolve-se lentamente e deve estar totalmente formada aos seis anos de idade. No entanto, algumas crianças, principalmente por fatores genéticos, não desenvolvem o arco plantar e terminam com o "pé chato".

Essa situação não causa muito dano à pessoa no início, mas ao longo dos anos podem se desenvolver complicações dependendo de quão curvado é o pé. Um problema potencial é a tendinite, que é causada principalmente pelo esforço. Mas essas lesões podem ser evitadas com exercícios de fortalecimento ou, simplesmente, andar descalço. É importante consultar um médico especialista para analisar cada caso.

Pessoas com pés chatos tendem a pisar "para dentro" (pisada pronada), o que pode levar o a entorses ao longo do tempo. Em casos mais graves, a área do tornozelo pode ser tão exigida que pode ocorrer inflamação e inchaço, causando dor intensa.

Em geral, a intervenção médica torna-se necessária quando há muita calosidade, dor ou quando a condição progride, por exemplo, no caso de coalizões tarsais, quando dois ossos da parte superior do pé se unem em um feixe ósseo, causando dor e encurtamento dos tendões. Sem tratamento, pode progredir até o ponto em que até andar se torna difícil.

Dr. Marcelo Cruz é Ortopedista e traumatologista.
Membro ABTPé e SBOP.
CRM 90427
RQE 125635
TEOT- 7816
Agendamento pelo convênio Hapvida:
Agendamento para consultas particulares:
Desenvolvido por Pictore Agência Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram