A Magnetoterapia é uma alternativa de tratamento não invasivo que usa ímãs e seus campos magnéticos para aumentar o movimento de certas células e substâncias do corpo (como a água) para efeitos como alívio da dor, aumento da regeneração celular ou redução da inflamação.
A técnica se baseia na formação de campo eletromagnético através de bobinas, imãs ou corrente elétrica. É uma técnica natural que não utiliza nenhum medicamento em conjunto e é utilizada para diversas patologias. Além disso, não causa nenhum tipo de desconforto, assim como não possui efeitos adversos e não é invasivo.
Como a Magnetoterapia funciona?
A técnica segue os princípios e leis de eletromagnetismo universal. Os ímãs têm como característica a capacidade de alterar qualquer tipo de circuito eletromagnético presente na natureza, incluindo o corpo humano. Os estímulos do corpo são executados através de constantes e rápidas descargas eléctricas (não sentidas e indolores) que vão atuar no corpo humano, nas zonas com algum distúrbio, alterando a sua fisiologia.
Benefícios
Alguns benefícios da Magnetoterapia:
Acelera a calcificação das fraturas;
Resistência e mineralização óssea;
Melhora a circulação periférica;
Aumenta o fluxo vascular e a velocidade do fluxo sanguíneo;
Melhora o metabolismo da pele;
Acelera a cicatrização de feridas, úlcera e cura dos tecidos moles.
Quando é utilizada?
Esta técnica pode ser utilizada sempre que é necessário e possível acelerar o processo de recuperação. Assim, é por vezes utilizada para ajudar no tratamento de casos de fraturas, osteoporose, lesões nos nervos, artrite reumatoide, tendinite, epicondilite ou osteoartrite, por exemplo. É também adjuvante ao tratamento de doenças como:
Hérnia de disco
Fibromialgia
Síndrome dolorosa miofascial
Dores musculares
Artrose
Osteoporose
Doenças reumáticas
Ansiedade e Depressão
Neuralgia Pós-herpética
Entre outros
A Magnetoterapia uma das opções de tratamento de atletas