A fibromialgia é caraterizada por dor crônica que migra para diferentes partes do corpo e é particularmente evidente em tendões e articulações. É uma patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e ao mecanismo de supressão da dor que acomete, em 90% dos casos mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não causa inflamação nem deforma o corpo. No entanto, pode estar relacionado a outras doenças reumáticas. Isso pode confundir o diagnóstico.
Sintomas da fibromialgia
O que causa a fibromialgia?
Ainda não há uma causa definitiva de fibromialgia, mas temos algumas pistas sobre por que as pessoas a têm. Estudos recentes mostram que pessoas com fibromialgia têm maior sensibilidade à dor do que pessoas sem fibromialgia. Na verdade, seria como se as pessoas com fibromialgia contivessem um “termostato” ou “controle de volume” desajustado em seus cérebros, que ativa todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. Assim, a medula espinhal e o encéfalo aumentam a intensidade do estímulo doloroso. A fibromialgia pode ocorrer após um evento grave na vida de uma pessoa como trauma físico ou psicológico ou uma infeção grave. Mais comumente, a condição começa com dor crônica localizada, avançando para afetar todo o corpo.
Tratamentos
Os tratamentos da fibromialgia são divididos em tratamento medicamentoso e tratamento não-medicamentoso. Enquanto o primeiro consiste em medicamentos direcionados, o segundo inclui orientações médicas, atividade física e terapias complementares: acupuntura, hidroterapia, terapia cognitivo-comportamental; exercícios; meditação; terapia multimodal.
Se você sofre com esta patologia, podemos te ajudar.