A entorse do tornozelo é uma das lesões ortopédicas mais comuns. Quem já
sofreu sabe como dói, incomoda e atrapalha o desenvolvimento das atividades do dia a
dia
As articulações são protegidas por ligamentos que impedem o movimento além da fisiologia, o que, quando ocorre, causa leve distorção quando as proteínas que compõem as fibras dos ligamentos são rompidas; moderada se houver ruptura parcial dessas fibras e grave se houver ruptura completa dos ligamentos.
O que fazer ao sofrer uma entorse?
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora e aumentar o intervalo entre as compressas para 3 horas. Certifique-se de envolver o gelo em um pano para não queimar a pele. Preserve os pés elevados e consulte seu médico para que haja a avaliação da gravidade de sua lesão.
O médico pode determinar se a articulação do tornozelo precisa ser imobilizada. O tratamento cirúrgico é indicado apenas em casos muito graves e em atletas de alto nível. Em geral, apenas a suspensão das atividades e o uso de medicamentos, segundo julgamento médico, já resolvem o problema.
Para voltar às atividades físicas é preciso que seu médico autorize ou que você tenha recuperado todos os movimentos do tornozelo, para todos os lados. É importante que o tornozelo não apresente mais dor nem inchaço após os exercícios. Não force a região se a força e o equilíbrio não estiverem restabelecidos.