Comumente conhecido como tendão de Aquiles, o tendão calcâneo é o maior e mais forte tendão do corpo humano. Ele conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar.
O tendão de Aquiles não só desempenha um papel importante na caminhada, salto e corrida, mas também em nossa postura. E, embora suporte grandes tensões, ele também pode se lesionar.
O sintoma inicial da inflamação é a dor na área afetada do tendão e, às vezes, a dor na base do calcanhar ou na fáscia plantar, que pode indicar encurtamento da estrutura. É comum que a lesão ocorra durante a atividade física, mas somente quando o corpo esfria é que a pessoa sente choques e dor ao pisar.
Em situações como a ruptura do tendão, a pessoa pode sentir um estalo e, em seguida, muita dor. Nesse caso, deve ir ao pronto-socorro o mais rápido possível para entender a gravidade e iniciar o tratamento.
Os sintomas de uma lesão no tendão calcâneo podem ser confundidos com uma entorse simples, prorrogando o tratamento e agravando o dano. Por isso, ao surgir dor nesta região, não hesite em consultar com um médico especialista.